
Pois sim: Kaizen vem do japonês, e significa “mudança para melhor”. Hoje implica a ideia – na verdade, a filosofia de melhoria contínua na vida em geral – seja pessoal, familiar, social e profissional. Claro que aqui daremos mais ênfase a este último caso.
Kaizen é uma palavra de origem japonesa formada por dois ideogramas: Kai, que significa mudança, e Zen, que significa melhor. Trata-se uma metodologia utilizada por marcas como Toyota e Sony que atua com base na filosofia da melhoria contínua.
Foi na década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, que o método Kaizen surgiu na indústria. Na época, o governo japonês procurava por maneiras de reestruturar processos industriais para que suas empresas voltassem a ser competitivas a um nível global.
Hoje, a metodologia é utilizada em todo o mundo e tem trazido muitos resultados.
Na estratégia, funcionários de todos os níveis de uma empresa trabalham proativamente e em colaboração para que melhorias regulares e incrementais sejam obtidas não apenas no processo de fabricação, mas do mesmo modo em outros processos de uma empresa. Podemos dizer igualmente que em uma parte Kaizen é um plano de ação e, em outra, filosofia:
Plano de ação porque o método trata da organização de eventos com foco na melhoria de áreas específicas da empresa.
Filosofia porque busca construir uma cultura na qual todos os colaboradores tornam-se engajados na implementação de melhoria.
Quais as vantagens da metodologia Kaizen?
Se bem implementado nas equipes, o Kaizen traz vantagens como:
Melhora na qualidade dos serviços prestados;
Aumento na produtividade;
Melhores condições de trabalho;
Mais envolvimento dos trabalhadores;
Aumento na satisfação do cliente;
Entre outros benefícios.
Comments